Blog

Categorias
Busca no blog

Adaptação com novas lentes ou armações pode demorar dias

Comprou aqueles óculos lindos, novos, mas está com dificuldades de se adaptar ao uso?

Os problemas para adaptar-se às novas lentes ou armações  são comuns. No caso de óculos com lentes progressivas, que facilitam uma visão nítida em todas as distâncias, as zonas para diferentes distâncias de visão se combinam continuamente umas com as outras. Isso possibilita ver cada detalhe com clareza, de perto e de longe, sem saltos na imagem. Porém, a novidade pode demorar um pouco para ser processada em seu campo de visão. A familiarização é especialmente difícil para pessoas mais idosas, se as diferenças entre as faixas de perto e de longe forem grandes. Não se preocupe, o período de familiarização é normal e pode levar alguns dias. Tente, usar as lentes o tempo todo, mas se o uso do óculos parecer atrapalhar durante este período  comece usando seus óculos apenas quando estiver sentado. Vá se adaptando lentamente a suas novas progressivas usando-as, então, quando você se movimenta durante o dia, por exemplo, para subir escadas, dirigir ou praticar esportes. Normalmente o problema se resolve facilmente e você não precisa voltar ao oftalmologista para pedir ajuda. Algumas pessoas precisam de apenas um dia para se acostumar e, outras, mais.

Assim, é absolutamente normal se você só consegue ver o aro da armação na primeira vez que coloca seus óculos, pois o centro visual do seu cérebro precisa se adaptar às novas modificações das condições visuais e  isso pode acontecer com quem recebe novas lentes com grau ou até uma nova armação ou tipo diferente de óculos. Aí mora a importância de continuar o uso para que adaptação ocorra tão logo quanto possível. Portanto, tenha paciência com seus óculos novos, mas não deixe de fazer o exame periódico a cada dois anos e nem hesite voltar ao oftalmologista caso o problema persista por mais de duas semanas. 

Cirurgia de catarata tem nova tecnologia

Uma das doenças mais comuns em idades avançadas é a catarata. O Brasil, um país em desenvolvimento, aponta mais de 100 mil novos casos todos os anos e ainda mais de 300 mil pacientes que tem como consequência a cegueira. Como o único tratamento existente contra o mal é a cirurgia a lase (ou manual), é preciso cada dia fazer novos testes e inovar em busca da cura.

Por isso, a última atualização do mundo da tecnologia é um dispositivo que personaliza a cirurgia de paciente para paciente e que integra mais  precisão e dados no diagnóstico. Ele é capaz de compilar informações do pré-operatório com os equipamentos necessários para o procedimento.  

Essa máquina faz uma impressão digital completa do olho incluindo todas as informações sobre a superfície da córnea, espessura e curvatura da mesma. Segundo profissionais do ramo, com o evenelhecimento, nossos olhos começam a criar imperfeições que interferem na visão clara. A tecnologia já está disponível na Europa e elimina completamente o uso do óculos após a operação. Tomara que venham logo ensinas nossos oftalmos tudo sobre esse novo equipamento!

Fonte e foto - G1

Olho no olho nesse verão!

Por mais que as dicas para saúde no verão sempre lembrem de hidratação do corpo, cuidados com o sol na pele e boa alimentaçao, os olhos devem fazer parte desse conjunto de cuidados.

Nessa época do ano, os vírus e fungos aparecem mais facilmente devida a umidade e temperatura que a estação promove. Por isso, o desenvolvimento de doenças desse tipo consequentemente aparecem mais.  

Uma das mais comuns é a conjutivite, aquela sensação de areia nos olhos e vermelhidão. Ela pode ser causada por alergia, bacteria ou algum tipo de vírus. Para evitar, deve-se estar sempre com as mãos muito limpas ao colocá-las em contato com os olhos.

Existe também a doença que é causada pela exposição em excesso dos olhos aos raios ultravioletas. Por isso, sempre ocmpre seus óculos de sol de locais confiaveis e que possuam lentes que protegem a vista.

E essa é principalmente para quem usa lentes de contato: a Ceratite é uma infecção comum na córnea causada por fungos e bactérias. Então, deve-se tirar as lentes antes de entrar no mar ou piscina e evitar ficar de olhos abertos dentro da água. Ali, existem microorganismos que podem ficar em contato com o olho e causar ainda mais doenças.

Mas se mesmo cuidando de tudo isso você tem sentido ardência ou apresentado vermelhidão nos olhos, converse com o seu oftalmologista :)

 

Teste do Olhinho!

Para quem não sabe, existe o Teste do Olhinho, um exame obrigatório nos hospitais do Rio Grande do Sul.

Ele é realizado em todos os recém nascidos para analisar a visão da criança. se já apresenta algum risco a cegueira infantil ou se tem algum tipo de doença de desenvolvendo. Os médicos conseguem identificar catarata infantil nesse exame, por exemplo. Ou se o reflexo vermelho do globo ocular da criança aparesentar alguma inconformidade, o pequeno tem que ser enviado para um centro de Oftalmologia imediatamente.

Que bom saber que existem esses exames para nos ajudar, né? :)

Você sabe o que é um contatólogo?

A Contatologia é uma das especialidades da optometria e que cuida da adaptação das pessoas às lentes de contato. Que demais, né?

O profissional que estuda para isso sabe como te ajudar na hora de escolher qual o melhor tipo de lente para seu olho, te explica tudo sobre como manter seus olhos sempre prontos para receber as lentes, além de te ajudar com dicas de como se sentir sempre bem com elas nos olhos.

Mas e você sabia que as Óticas Esfera tem esse profissional gratuitamente a sua disposição? Sim, sempre que você for comprar lentes de contato com a gente, vai ser recebido por alguém que possa te ajudar nesse processo todo. Depois que as lentes chegam, daí sim começa o trabalho duro de entender tudo que seu olho e sua lente vão precisar na manutenção.

Que tal passar em uma de nossas filias e conhecer esse profissional e se sentir ainda mais seguro com suas novas lentes? 

O olhar dos bebês!

Quem aqui já viu aqueles bebês bem fofinhos de óculos? Por mais curioso que pareça ser, existem pequenos que já nascem com algum tipo de visão distorcida. Mas quando saber que é hora de avaliar a visão do seu filho, sobrinho, neto?

Segundo estudos, a capacidade de focar dos bebês só começa a se desenvolver a partir do segundo ou terceiro mês. Até lá, seu foco não passa dos 30cm, essa seria a distância média que o bebê fica do rosto da mãe na hora de amamentar, reconhecendo ela no primeiro plano. Que curioso, né? E é por isso que, inconscientemente, ficamos bem pertinho do pequeno na hora de conversar com ele. Já notou isso?

As cores também demoram a aparecer para eles. Aos dois meses, só é possível distinguir o verde do vermelho e mais tarde sim, as cores primárias vão se desenvolvendo em seu olhar. O curioso é que só pelos três ou quatro anos que as crianças ocnseguem nomear tudo que vêem.

Que tal prestar atenção no que seu bebê quer dizer para você? :)

 

 

A cor dos olhos influencia na sua visão?

A toda hora, pesquisas e mais pesquisas tem tentando entender melhor os mistérios do corpo humano. E é claro que os olhos são grandes objetos de estudo.

Um dos aspectos mais curiosos sobre os olhos é se, de fato, as pessoas que tem cores escuras vêem melhor do que quem tem olhos claros.

Uma verdade já é conhecida de que os olhos claros tem mais sensibilidade à luz devida a pequena quantidade de pigmento que existe no olho para bloquear os raios de luz. Mas uma recente descoberta afirmou que quem tem olhos mais escuros tem a tendência de ter melhores reflexos. Isso foi constatado por uma pesquisa da Universidade de Louisville apontando um estudo feito com atletas do local. Quem tem olhos escuros aparentou ter mais reação e mais rapidez em acertar bolas ou esquivar de golpes de boxe. Diferente dos olhos claros, que se demonstraram como uma arma de precição e indicando que quem tem olhos desses tons consegue desempenhar melhor esportes emq ue precisam de arremessos como golfe e boliche. 

E você, o que acha desses resultados?

Olhos cansados?

No estresse do dia a dia, naquelas horas mal dormidas ou não aproveitadas para descansar, não tem como nosso corpo não responder a esse tipo de rotina. E é fato notar que nossos olhos são mesmo as "portas da alma", porque se torna visível tanto no aspecto fisio como psicológico que nossos olhos transmitem esse sentimento de cansaço.

Para evitar que isso se torne algo muito frequente, tente essas dicas para aliviar os sintomas dos olhos pesados: 

- Não deixe de fazer inúmeros intervalos quanto for necessário. Seja para tomar uma água, circular, se alongar ou só tirar a vista da tela do computador;

- Se sentir algo incomodando no olho, evite coça-lo. Isso pode fazer com que a sujeira ali presente machuque a parte interna do olho. Tente colocar um colírio e retirar a poeirinha dali.

- Água ajuda contra o inchaço e as olheiras! Beba muito durante seu dia!

- Mantenha seu corpo equilibrado com as vitaminas e nutrientes necessários para que tudo funcione bem dentro de você.

- Pisque muito! Piscar nada mais é que o exercício aeróbico do seu olho. Mexer os olhos e rodear o olhar também ajudam a descansar aquele sentimento de pesado.

 

 

Quem diria que alguns artistas eram míopes?

Segundo um estudo feito por um oftalmologista australiano, as obras de arte que encontramos em que não é possível ver os detalhes, as cores estão mais pálidas e as paisagens confusas podem ter sido feitas por artistas míopes.

Isso inclui impressionistas como Monet e Renoir, sabia disso?

As imagens borradas pintadas por eles podem ser efeito da miopia que sofriam e que não corrigiam com o uso de óculos, na época.

Que loucura, não é mesmo? Agora, muita coisa faz sentido!

 

Curiosidade sobre a lente de contato

As lentes de contato causam amor e ódio para pessoas diferentes. Tem aqueles que se adaptam bem e aqueles que tem medo de chegar perto de uma.

Então, aqui vai um esclarecimento sobre algo que se comenta bastante: as lentes de contato não saem dos seus olhos! Se colocadas de forma adequada, elas ficam no lugar, não tem como perdê-las. Existem casos em que a pessoa coçou o olho e, por isso, ela se movimentou um pouco, porém é bem difícil ela "cair" dos olhos. Então, calma! Dá para andar de montanha russa, pular de bungee jump, tudo de lentes de contato :)

Na água já é mais complicadinho! Não se recomenda abrir os olhos dentro da água porque, dai sim, elas podem se soltar por estar em meio aquoso, além da água com cloro irritar seus olhos.

Aproveite tudo que sua lente de contato proporciona para você!